sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Kimchi =9


Antes de tudo, vou dar uma breve introduçãozinha sobre o que é o kimchi (informações retiradas das interwebs, beijo google!)
            Falar dos coreanos sem kimchi é impossível, mais do que feijão para brasileiros, kimchi é um prato que acompanha em todas as refeições.
Existem mais de 300 tipos de kimchi. 
Mas como eles foram criados?
Todos sabemos que legumes são ricos em vitaminas e minerais. O kimchi nasceu na Coreia por volta do século 7. Com o frio de inverno, quando a cultura de legumes era praticamente inviável, o povo foi naturalmente levado ao desenvolvimento de um método  para manter os alimentos viáveis, como uma espécie de legumes em conserva.
No estágio inicial, kimchi era apenas vegetais salgados, mas durante o século XII, houve o surgimento de um novo tipo de kimchi com algumas especiarias e temperos, e no século XVIII, a pimenta vermelha tornou-se, finalmente, uma das principais especiarias na preparação do kimchi. Em particular, graças à introdução das acelgas no século XIX, ele se torno o mesmo tipo de kimchi que conhecemos hoje.
Antigamente eles chamavam Kimchi de "shimchae" (legumes salgados), mas sofreu algumas alterações fonéticas: Shimchae -> dimchae -> kimchae -> kimchi.
No mundo são poucos os alimentos vegetais fermentados. Algumas possíveis razões pelas quais o kimchi foi desenvolvido, especialmente na Coreia, como um alimento fermentado, são as seguintes: (1) os vegetais eram populares entre os povos antigos da Coreia, cuja principal fonte era a agricultura, (2) coreanos tinham uma tecnologia notável de salgar alimentos, que foram utilizados com freqüência como um condimento, (3) O nabo,  adequado para a preparação kimchi foi amplamente cultivado.
Hoje tem sido cientificamente provado que Kimchi é altamente nutritivo e é recomendado como um alimento do futuro. Assim a exportação de kimchi para países estrangeiros está aumentando rapidamente. Imigrantes coreanos na China, Rússia, Havaí e no Japão têm introduzido pela primeira vez o kimchi no exterior e continuaram a comer kimchi como um acompanhamento. Aos poucos, ganhou popularidade mesmo entre estrangeiros. Portanto, o kimchi pode ser encontrado onde quer que os coreanos vivem.
Em particular, na América e no Japão, onde vivem muitos coreanos, o kimchi está prontamente disponível. No passado, a produção e o consumo de kimchi foi destinada às sociedades coreanas mas hoje tornou-se um alimento global.



E agora vamos à receita:

Ingredientes:
1 acelga média
12 xíc. de água fria
1 e 1/4 xíc. de sal grosso
1 xíc. + 2 colh. (sopa) água
1 1/2 colh. (sopa) farinha de arroz
2 xíc. de nabo descascado e cortado em filetes
2 xíc. de cebolinhas cortadas em filetes
1 cebola média cortada em 4 e depois em finas fatias
1/4 de maçã média descascada e sem as sementes
5 dentes de alho (grandes)
2 colheres de chá de gengibre fresco
2 colheres (sopa) molho de anchovas (foto abaixo)
2/3 xíc de pimenta vermelha em flocos (foto abaixo)
3 colh. (chá) açúcar
1 colh. (chá) sal
1 colh. (sopa) de gergelim


           Modo de preparo:
Retire as folhas externas da acelga caso estejam ruins.
Lave a acelga inteira.
Corte ao meio e depois em quatro partes.



Retire o excesso do talo, mas deixe o suficiente para manter as folhas presas (coisa q eu nao consegui fazer.. HHAHAAHAHAH).

Numa bacia grande, misture a água com 3/4 de xíc. de sal, até dissolver bem. Divida o restante do sal em 4 partes iguais e use cada parte para salpicar em cada uma das partes da acelga. Deve-se abrir as folhas e salpicar o sal na parte mais grossa, uma a uma.



Uma vez salgadas, mergulhe-as na água salgada. Ponha um peso em cima ( eu usei uma panela cheia de água).



Deixe repousar por umas 5 horas, eu deixei por 4 horas apenas (esta etapa pode ser feita a noite e o restante no dia seguinte de manhã ou a primeira etapa pode ser feita de manhã e o restante à tarde, eu fiz essa parte as 4 da tarde e terminei o kimchi as 8 da noite).

~~ 4 horas depois ~~

Escorra toda água salgada das acelgas e enxágue-as, muito bem, 3 vezes. A esta altura, elas já terão perdido bastante volume, estarão murchas. Deixe-as escorrendo emborcadas numa peneira ou em um escorredor. Enquanto isso, faça a próxima etapa.



Numa tigelinha, misture as 2 colh. de sopa de água com a farinha de arroz.
Numa panela pequena, junte a água e esta mistura. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até formar um mingau. Quando começar a ferver, desligue o fogo e reserve.

Num liquidificador ou processador, bata 1/4 da cebola, a maçã, o alho, o gengibre e o molho de anchovas (eu não achei o molho de anchovas, então fiz sem ele mesmo.. sem esse molho, esse kimchi ficou sendo o kimchi vegetariano).

Corte os demais ingredientes.









Naquela mesma bacia onde a acelga ficou de molho, coloque o mingau de arroz (que já deve ter esfriado), a pimenta, sal, açúcar e a mistura do liquidificador. Misture tudo muito bem. Junte, nesta mistura, o nabo, a cebolinha, a cebola e o gergelim. Misture tudo.






Verifique se as acelgas estão bem escorridas. Trabalhe dentro da própria bacia, usando luvas de borracha novas. 
Trabalhando com um quarto de acelga de cada vez, deite-a dentro da bacia e esfregue o recheio entre as folhas, uma por uma, e quando terminar, enrole a folha mais externa, fazendo uma trouxinha.




Quando terminar, se sobrar algum recheio, deixe por fora da acelga. Coloque em recipientes que tenham boa vedação, pq o kimchi tem um cheiro muuuuuuuito forte, por causa do nabo e todo o resto, mas principalmente por causa do nabo.




Guarde na geladeira e vá utilizando aos poucos. Dura bastante tempo. Esta mistura vai fermentando com o tempo e os coreanos dizem que é melhor consumir após uma semana, mas há quem prefira o Kimchi fresco. Os sabores vão mudando conforme o tempo vai passando.



Minha humilde opinião:
            Achei o kimchi muito gostoso, MEGA apimentado, mas muito gostoso, só que não consigo imaginar a ideia de comer isso em todas as refeições. A cara, o cheiro, tudo muda com o passar dos dias, no começo ele tem um cheiro muito forte de nabo e cebolinha e eu achei isso bem enjoativo, tanto que qnd fui cheirar alguns dias depois, eu fui cheirar com medo.. HAHAHAHAHHA
Eu comi com arroz, carninha e farofa.. o que foi totalmente nada a ver.. mas eu já to acostumada a comer as coisas meio nada a ver, tipo sushi com ketchup.. HHAHAHAHAH



            Eu super recomendo fazerem essa receita, ela demora mas vale a pena e dá kimchi para um batalhão.. Qualquer pessoa que curta comida apimentada e vegetais vai curtir essa comidinha.. 

Besos




Fontes: Banchan e Testado, provado e aprovado

4 comentários:

  1. Menina, onde você achou molho de anchovas? Pode me passar a marca? Ah, da pimenta vermelha tbm.. obg ^^

    ResponderExcluir
  2. O molho de anchovas eu não achei nem por um decreto, mas tbem só fui procurar no dia q resolvi fazer o kimchi, não comprei com antecedência..

    Já a pimenta eu comprei num mercadinho coreano lá no bairro liberdade qnd dei um pulo em sampa..
    era pra eu ter comprado o molho lá tbem,mas nem tinha me ligado..

    a marca da pimenta eu acho q é Taeguong.. nao sei se em portugues ficaria assim mas em coreano é 태경.

    Mas uma coisa q vc precisa lembrar é q vc tem q comprar a gochugaru q é a pimenta em flocos.. pq tem a gochujang q é a pimenta pastosa já e essa nao é usada no kimchi.

    espero ter ajudado.. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia.

      Descobri tua receita de Kimchi pelo Google quando estava procurando uma para fazer.
      Quero fazer um kimchi só com nabo.

      Uma dica: o molho de anchovas se chama N̂ảplā (tailandês para molho de peixe... aportuguesando fica Nam Pla).
      É um molho feito de sobras de anchova fermentadas.
      Parece nojento, mas é uma delícia: forte, salgado e, na minha opinião, meio viciante. ;)

      Dá uma olhada na foto da marca mais comum de Nam Pla:
      http://www.asiashop.com.br/prod,idloja,7773,idproduto,1487438,molho-de-peixe--nam-pla----700ml

      Assim fica mais fácil quando tu fores na Liberdade novamente (sorte tua que tens a Liberdade aí perto).

      Excluir
    2. Muito muito obrigada pela dica.. :D

      Kimchi só com nabo fica bom? Eu acho o nabo o mais enjoativo de mexer na hora do preparo, pq deixa um cheiro bem característico e tal..

      Eu procurei o Nảplā aqui no Rio de Janeiro, nos arredores da minha casa e nao consegui encontrar por nada, mas depois desse dia eu nao fiz mais kimchi.. pq dá muuuuuito e só eu estava comendo.. meus pais e irmão não gostam muito de vegetais fermentados..HAHAHHA

      Excluir