quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A Game of Thrones (Livro 1)


Sinopse: "Long ago, in a time forgotten, a preternatural event threw the seasons out of balance. At the center of the conflict lie the Starks of Winterfell, a family as harsh and unyielding as the land they were born to. Sweeping from a land of brutal cold to a distant summertime kingdom of epicurean plenty, here is a tale of lords and ladies, soldiers and sorcerers, assassins and bastards, who come together in a time of grim omens. Here an enigmatic band of warriors bear swords of no human metal; a tribe of fierce wildlings carry men off into madness; a cruel young dragon prince barters his sister to win back his throne; and a determined woman undertakes the most treacherous of journeys. Amid plots and counterplots, tragedy and betrayal, victory and terror, the fate of the Starks, their allies, and their enemies hangs perilously in the balance, as each endeavors to win that deadliest of conflicts - the game of thrones."



Finalmente terminei (eeeeeeeeeeeee)!! Esse foi o primeiro livro que eu gostei muito e mesmo assim demorei muito tempo para terminar de ler, mas também né, o livro é GRANDE e o autor ainda faz questão de usar toda a parte possível de cada página, isso além de a história ser bem densa, o que faz com que este não seja um livro que você possa ler em modo stand by que as coisas seguem funfando. Não, em GoT, se você não prestar atenção, você se perde no meio do caminho e nunca mais na vida que você se acha.
Eu comecei com GoT por causa do seriado. A galera falava tanto do seriado que eu resolvi assistir (isso, lógico, num dia em que estava indo para Rio das Ostras e teria quatro horas de viagem de carro, um computador no colo com a primeira temporada completa e bateria cheia). Aí assisti quatro episódios no carro, depois continuei la em Rio das Ostras a assistir e na volta terminei alguns outros eps. Eu gostei do seriado de cara e já fiquei na curiosidade de comprar o livro pq, como sempre, o livro é melhor que a adaptação para a tela então no caso de GoT, deveria ser épico demais. Aí um dia eu estava andando de bobeira nas Lojas Americanas e vi o primeiro livro da série ali, lindo e me mandando beijos ardentes. Obviamente, comprei-o.



Eu comprei o dito cujo e deixei-o ali no cantinho me encarando com olhos de cobiça pq estava criando coragem para encarar o livro.. ele era muito grosso e eu estava realmente assustada para começar a lê-lo. Mas no fim das contas reuni coragem e peguei-o para ler e, na boa, foi uma das melhores coisas que fiz!
O livro é absurdamente ótimo!! Não tem a pegada de “Julieta” e tal, pq “Julieta” é mais dramático e GoT é mais trágico de um jeito assustador. A forma como o autor desenvolve a história, com vários personagens como principal de acordo com o capitulo foi muito bem pensada,  assim ele desenvolve cada personagem de forma bem pessoal e faz a historia seguir seu rumo de uma forma bem mais legal.
Assim, como em todo livro, cada um acaba tendo um personagem preferido e eu tenho duas: Arya Stark e Daenerys Targaryen (Khaleesi, sua linda!). A parte divertida é que o que me fez gostar delas foi exatamente a mesma razão: Elas são fortes. Não fortes no sentido Maguila de ser, mas elas tem força para encarar as adversidades da vida, sejam elas ter que se fingir de moleque e trabalhar com um ferreiro ou perder o marido para a maldição de uma bruxa dos infernos e ser obrigada a asfixiá-lo, para então assumir um povo e conseguir um exército de homens livres para recuperar o trono de ferro que é seu por direito.
O livro é sobre as guerras entre famílias poderosas pelo trono de ferro e o poder sobre os sete reinos, mas a pegada boa da historia está no fato de que tudo acontece por baixo dos panos.. não são famílias q estão sempre se odiando e resolvem guerrear pelo poder, são famílias que ate então tinham um relacionamento pacifico na medida do possível mas que por baixo dos panos estavam sempre tentando ferrar umas as outras para conseguirem destruir as famílias inimigas e assim assumirem o poder de tudo, seja isso através de guerras e muita morte, ou de casamentos arranjados com pessoas bem selecionadas afim de unir dinheiro e exércitos para assim serem influentes o suficiente.
É um livro ótimo, dos tipos que não são encontrados com facilidade por aí e vale muito a pena parar para ler, e por “parar para ler” eu realmente me refiro a sossegar o popô numa cadeira e prestar atenção, pq o livro é bem denso.


E é isso, besitos. :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário