quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mao's last dancer


Esse post terá muito spoiler, você pode pular e ler apenas o texto retirado da contracapa, mas no último tópico também há um pouco de spoiler.. ;*



Há um (bom) tempo atrás eu estava vagando pelas interwebs  e vi num blog uma garota falando sobre este filme, fiz a anotação mental de assisti-lo um dia, coisa q só fui fazer há dois dias atrás. HAHAHAHA

- Texto retirado da contracapa

Em um vilarejo desesperadamente pobre do nordeste da China, um jovem camponês está sentado em sua velha e frágil carteira escolar, mais interessado nos pássaros lá fora do que no Livro Vermelho de Mao e nas nobres palavras nele contidas. Naquele dia, porém, homens estranhos chegam à escola - os delegados culturais de madame Mao. Estão à procura de jovens camponeses que, depois de receberem a formação necessária, possam tornar-se os fiéis guardiães da grande visão de Mao para a China.
O garoto observa um dos colegas ser escolhido e levado para fora da sala. A professora hesita. Deve ou não deve? Quase desiste. Mas, afinal, no último momento, toca o ombro do oficial e aponta o garoto miúdo. "Que tal aquele?", ela pergunta.
Em um único momento, a possibilidade mais remota mudou de modo indescritível o curso da vida de um garoto. Ele faria parte de algumas das maiores companhias de balé do mundo. Um dia seria amigo do presidente e da primeira-dama, de astros de cinema e das pessoas mais influentes dos Estados Unidos. Seria uma estrela: o último bailarino de Mao, o queridinho do Ocidente.





- The Big Spoiler

Então, esse filme conta a historia de Li Cunxin (é baseado na auto biografia do rapaz), um garoto do interior da China que é escolhido para fazer uma seleção para entrar em uma companhia de dança, as crianças foram escolhidas por sua flexibilidade e ele passou. Após ser selecionado, ele é levado para Beijing para começar os treinamentos para se tornar um ótimo bailarino. Ele continua treinando mesmo sem gostar do que faz, mas com o tempo se apaixona por isso.

Ele sempre sofre reprimendas por ser fraco demais e decide se esforçar para se tornar o melhor, consegue e é escolhido para passar 3 meses na América do Norte treinando.

O grande problema é que, nesses 3 meses, ele nota e gosta da diferença entre os dois países e se apaixona por uma bailarina novata. Então ele decide ficar na América, o que vai contra o contrato feito entre os dois países, além de que estar mais de 3 meses em um país capitalista era considerado perigoso por corromper os ideais socialistas chineses.

A única forma de ele conseguir se manter na América seria se casando com alguém de lá, pois automaticamente ganharia cidadania americana e isso vai além dos poderes da China. Após o casamento as coisas não vão muito bem e eles acabam se divorciando e o cara se dedica mais ainda ao balé, se tornando um bailarino renomado.

Porém durante todo este tempo (desde que foi selecionado para começar a treinar) ele não vê sua família e depois de brigar com o governo, fica tendo pesadelos achando que seus pais tinham sido executados.
No fim o governo americano consegue trazer seus pais para a América para vê-lo se apresentando e depois ele consegue a permissão do governo para voltar ao seu país de origem e rever seus familiares, amigos e o único professor que acreditou em sua capacidade.


- Minha opinião sobre o filme 

Cara, o filme é lindo, a história é sofrida mas sem ser cansativa, o ator é ótimo e os coadjuvantes também dão um brilho extra para o filme.
A interpretação do ator principal e sua técnica dançando são lindas! Não achei o tipo de filme que cansa assistir, você fica preso o tempo todo querendo saber o que vai acontecer e eu sofri em cada pirueta, achando q ele cairia e daria com a cara no chão.

Fora que chorei litros duas vezes. Chorei quilômetros, baldes, vidas e séculos em duas cenas específicas: Quando os pais dele estão assistindo o filho pela primeira vez e ao fim da apresentação, eles vão ao palco cumprimentar o rapaz, e quando o Cunxin volta para a China e encontra seu professor que diz q seu maior sonho era ver o rapaz dançando, então ele chama a mulher q ele está namorando na época e eles fazem uma cena de uma peça para o professor ver.


Este filme mostra que as vezes é melhor você se jogar sem ter muita idéia se vai dar tudo certo pq assim você pode descobrir coisas que você nem imaginava que fosse possível acontecer.
Super recomendo assistir, mesmo sabendo o final, ainda vale a pena, pq saber a historia não tira a magia do filme em si.

- O verdadeiro Li Cunxin



Besos

Nenhum comentário:

Postar um comentário