segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Austenland

Sei que estive ausente nos últimos meses mas foi pq estive ocupada com outras coisas.. e por preguiça também (HAHAHAHA), mas voltei agora e nada melhor para usar no retorno do que um filme baseado nas obras daquela que tem tomado minhas atenções para si: Jane Austen.
Calma, não vou começar a falar agora sobre "Orgulho e preconceito", ou "Razão e sensibilidade", "Mansfield Park", etc. Não, vou começar bem mais modesta e só depois (em posts futuros) me aprofundarei nas obras em si. Neste post vou focar em um filme no qual a personagem principal é fanática pelas obras da autora (fanática tipo, MUITO) e resolve embarcar para a Inglaterra afim de participar de um programa onde pessoas podem viver por um período na realidade da época. Mas vamos por partes:


Sinopse: “Com mais de 30 anos de idade, Jane Hayes (Keri Russell) não consegue encontrar um namorado, porque nenhum homem lhe parece à altura de seu grande ídolo: o Sr. Darcy, personagem criado por Jane Austen no romance Orgulho e Preconceito. Um dia, ela decide gastar todas as suas economias e voar ao Reino Unido, onde existe um resort especializado em acolher as mulheres apaixonadas pelas histórias de Austen. Lá, ela descobre que o homem do seus sonhos pode se tornar uma realidade.”

Gostei bastante do filme, me diverti com os problemas enfrentados pela mocinha, fiquei perdida com relação à encenação e a realidade, sofri com o sofrimento dela e fiquei revoltada com as armações.



Basicamente toda mulher que lê as obras de Jane Austen automaticamente se apaixona pelo Sr. Darcy, até pq ele possui o apanhado de predicados que toda mulher pode querer: Ele é bem educado, culto, confiável, constante naquilo que sente, bem informado, possui bom coração, não é efusivo, é sério e, como se já não bastasse, é bonito e tem dinheiro!
Qualquer mulher que leia Jane Austen irá se apaixonar pelo Sr. Darcy, pq é algo inevitável.
Quando parei para assistir a adaptação para o cinema da obra, na cena onde ele declara seu amor, como torci para que a senhorita Bennet pulasse nos braços dele e declarasse que o amava na mesma intensidade, mas não seria verdade. Por isso Jane Austen é uma autora clássica famosa e eu não escrevo nem receitas. HAHAHAHAHA
Mas voltando ao filme, ele relata as desventuras de uma mocinha que se aventurou no universo de Jane Austen com o objetivo de encontrar o seu Sr. Darcy, com todos os possíveis predicados. Lá no local onde passaria seus dias, ela descobre que, com exceção dela e de duas outras moças que haviam comprado o pacote, a sociedade era composta por atores,  três deles designados a cada uma delas para que, no baile ao final do período, as três recebessem pedidos de casamento a la Jane Austen.
Dos três atores principais havia um Sr. Darcy, um Wentwoth de meia tigela e Pseudo Coronel Brandon afetado com os quais elas deveriam se relacionar no período e receberem seus pedidos de casamento ao fim. Sendo que, como toda comédia romântica cisma de fazer, apareceu um quarto rapaz (o homem responsável pelos estábulos) e que conseguiria destruir todo o caminho traçado pelos atores principais.

A partir desta base as histórias vão se desenvolvendo.
Há uma peça encenada pelos moradores da mansão, como em Mansfield Park (Só que sem uma Fanny encontrando Sr. Crawford transando com uma mulher casada) e a partir desta parte as coisas ficam meio confusas pq, aí sim, você passa a não saber se o rapaz designado a ficar com Jane está encenando ou não, além de nesse meio tempo haver o cara dos estábulos que está conquistando o coração de Jane e falando sobre darem continuidade àquilo após o fim do passeio.
O filme é bem divertido, considerando ser uma comédia romântica que não foge do padrão do estilo, não é um daqueles filmes que faz uso de baixarias para fazer piadas mas possui uma mulher louca que fala certas baixarias.



A personagem principal, como é de se esperar, tira uma lição de moral da história que vive e toma algumas atitudes que deveria ter tomado antes e bem, atinge seu objetivo quando decidiu por viajar à Inglaterra de 1800.

E um filme bem engraçado e que, mesmo quem não estiver habituado com os universos de Jane Austen, conseguirá se divertir. Mas não foi feito para o cinema, este é um filme produzido para ser passado na televisão apenas.

Preciso comentar que quando o ator que faz o Sr Darcy neste filme sorri, ele parece o Tom Hiddleston e isso é algo que vai direto para o meu baixo ventre.


Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário