domingo, 3 de maio de 2015

O que aprendi nos apps de pegação (Tinder, Grindr e Hornet)

Atualmente (na verdade nem tão atualmente assim) as pessoas tem feito uso de apps de pegação em seus celulares.
Eu estava meio por fora desses apps no ano passado por três razões:
1 - Pq não sou obrigada a ficar na feira de corpos.
2 - Pq estava com um cara.
3 - Pq precisar de um app pra pegar alguém é mt fim de carreira.

Mas esses apps são uma sensação geral, isso temos que concordar. Então outro dia meu irmão falou “Pq a gente não cria um perfil no Tinder e vê quais amigos nossos têm pelo simples e puro prazer do bullying?”.
Achei a idéia ótima por diversas razões, incluindo o HU3 Br, e criei um perfil. Mas como não sou besta, era um perfil inteiramente falso.
Criei um perfil masculino, com a foto de uma figura pública (pois jamais usaria as fotos de uma pessoa que não fosse pública) mas do meio underground, logo pouco conhecida, homem esse que possui uma beleza acessível, apesar de muito belo (Sabe aquele tipo de cara lindo mas que ainda assim passa uma vibe de que não é impossível encontrar nas ruas do Rio de Janeiro? Este cara.), usei uma descrição adequada com um português bom mas sem muitos floreios, indiquei um curso superior em andamento, coloquei um nome comum e um sobrenome não tanto, fiz um cálculo de IMC para uma altura e peso coerentes e criei o tal perfil.
Não satisfeita apenas com o Tinder, coloquei o mesmo homem no Grindr e no Hornet (Este último só descobri que existia por causa dessa zoeira, na minha cabeça existia apenas o Grindr), nesses dois apps eu mantive uma descrição adequada, um bom português mas fiz uso de uma ou duas gírias do meio gay para ficar verossímil.
Perfis criados, fui passando a lista de análise de mulheres no Tinder e deixei quieto no Grindr e no Hornet. Considerando que a forma de levar as pessoas ao contato são diferentes entre os apps conhecidamente gays e o Tinder, nos apps gays eu não precisava ficar dando sim ou não nas listas, quem quisesse falaria comigo.
Eu não fiquei de papo furado no app, queria apenas ver como as pessoas se comportariam.

Reparei que no Tinder, apesar de ter MUITOS match feitos, pouquíssimas mulheres vieram puxar conversa “comigo”. Elas davam match e ficava aquele limbo do “Te dei permissão para falar comigo, agora venha você”, acho que isso é meio que parte do nosso maravilhoso orgulho feminino de mostrar interesse mas não ir as vias de fato. Ao invés de ir atrás, apenas ficar sentada esperando o cara tomar uma atitude. Isso pode ser uma das possibilidades, mas há também o fato de que nós mulheres nunca tivemos muito que nos preocupar em ter que chegar em alguém pq os homens sempre chegam, neste caso o cara não chegou pq, bem, era uma mulher hetero. Hahahahahha

No caso do Grindr e do Hornet, observei muitas semelhanças:
  • Não tinha essa de ficar esperando o cara fazer alguma coisa, cada um que quisesse alguém já viria e mostraria a que veio.
  • Nunca recebi tanto “Bom dia / Boa tarde / Boa noite” quanto nesses apps. Se eu tivesse alguma espécie de distúrbio onde não identificasse em que parte do dia eu estava, esse app serviria como aviso.
  • Muitas pessoas disponibilizam suas fotos privadas sem eu nem pedir. E isso não é algo que possa ser catalogado em uma categoria, por exemplo: Feios sempre já chegam disponiblizando fotos privadas. Não, várias pessoas belas, feias, jovens, mais velhas, machões, afeminados, meio termo, etc, todo tipo de pessoas já me davam oi disponibilizando acesso às fotos privadas.
  • Diferente do que deixam a entender nas internets, os apps gays não têm pintos pulando na sua cara todo o tempo. Mas eu também não pedi (até pq, como disse, não fiquei de papo furado com ninguém)
  • Alguns homens deixam a virilha como foto do perfil, outros tantos deixam da clavícula ao início da virilha, a grande maioria está descamisada e na praia, poucos deixam a foto do perfil como uma foto do rosto mesmo, algumas pessoas dão um zoom absurdo onde vc vê metade do rosto da pessoa e nunca sabe se ele é bonito ou não (nesses caso, normalmente não são e usam o zoom para usar a parte do rosto que valoriza) e uma boa quantidade mostra apenas o sorriso e um pedacinho do peito.
  • Dá a entender que alguns não querem ser identificados, mas não entendo a razão disso. É um app gay, as pessoas seriam preconceituosas contra si mesmos? Gays sendo preconceituosos com gays? Ou seria uma forma de evitar serem reconhecidos caso um louco desavisado resolvesse entrar no app para ver quem está lá? Não sei. Por eu ser hetero, esse é um ponto que eu não tenho muitos esclarecimentos, então não posso concluir nada sem soar afobada e errada.


De qualquer forma, em ambos os apps vi que não são compostos apenas por pessoas feias e desesperadas, o que eu já suspeitava, pois tenho uns amigos que usam esses apps e eles são bem bonitos (homens e mulheres), mas sempre achei q eles fossem uma exceção à regra, mas não são. Muitas pessoas muito bonitas estão nesses apps com o objetivo de se encontrarem.

Se encontrei amigos nos apps?
Sim. Alguns até vieram me cantar, mas na grande maioria não falei nada. Com um eu contei que eu era eu. hahahaha

Se essa experiência me fez mudar o julgamento com relação ao app e sua utilidade?
Sim, mudou.

Se eu irei começar a fazer uso desses apps para mim mesma?
Não, pq parte do que eu pensava foi confirmado (A parte da Feira de Corpos) e eu me recuso a ser mais uma que vai depender de um dedo corrido para direita ou para a esquerda e assim ser catalogada como pegável ou não. Isso já acontece na rua quando você vai conhecer novos humanos e não preciso de um app na minha casa com esse objetivo.

Um beijo no coração.

PS: Meus perfis já foram devidamente deletados.

3 comentários:

  1. E as pessoas como você criam perfis falsos por que ? Tem medo de mostrar a cara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Hahahaha
      Depois criei o meu próprio perfil e pude ter um padrão de comparação entre a abordagem com homens e com mulheres. Isso, aliás, junto com a opinião de um grupo de amigos meus que usam o app, será parte de uma postagem futura, espero que você possa ler, qnd for postada. :D
      Mas, como havia dito nas conclusões desta postagem aqui, apesar de ter mudado minha opinião sobre os apps em si, a parte sobre se criar um buffet de gente é real e eu não curto mt essa ideia.
      Abraços

      Excluir
  2. E as pessoas como você criam perfis falsos por que ? Tem medo de mostrar a cara?

    ResponderExcluir