domingo, 14 de julho de 2013

Retalhos - Autor: Craig Thompson


“Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.
Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor.
Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará as visões que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.

Vencedora de três prêmios Harvey (melhor artista, melhor graphic novel original e melhor cartunista), dois prêmios Eisner (melhor graphic novel e melhor escritor/artista), e, em 2005, do prêmio da crítica da Associação Francesa de Críticos e Jornalistas de Quadrinhos.

"É o que chamo de literatura." - Jules Feiffer

"Comovente, delicada, com desenhos maravilhosos e sinceridade dolorosa, pode ser a graphic novel mais importante desde Jimmy Corrigan." - Neil Gaiman

"Ao contar esta história das pequenas brutalidades que os pais infligem a seus filhos e os irmãos uns aos outros, Thompson descreve a agonia e o êxtase da obsessão (por Deus, por um amor) e não teme denunciar os caminhos pelos quais a obsessão consome a si mesmo e evapora-se." - The New York Times Review of Books”



No final do ano passado,um dos meus melhores amigos me deu esse livro de natal pelo correio, ele não estava no Rio pq está morando em outro estado à trabalho. Esse livro é uma graphic novel feita pelo cartunista Craig Thompson e é autobiográfica, sendo q aborda desde a infância do autor até o início de sua vida adulta.

Quando Erick me contou que meu presente estaria chegando pelos correios e que eu adoraria, eu comecei a insistir loucamente pra saber o que era, até ele me mostrar a capa do livro e eu ficar sem saber o que pensar, pq eu nunca tinha lido uma graphic novel na vida, não sabia o que esperar e também nunca tinha ouvido falar nesse tal de Craig aí..

Mas o livro chegou, a capa era linda e mostrava de forma óbvia que teria um romance fofinho entre suas páginas. Não que eu seja uma garota q vive por romances fofinhos, mas quando bem escritos, eles são lindos.. Eu sou meio babona com romances, sejam eles fofinhos, revoltados ou idiotas, só não gosto daqueles tipos de romance onde os envolvidos sofrem horrores para estarem juntos, acho que amar alguém deve fazer bem para ambas as partes, se os personagens sofrem vidas pelo amor, há algo MT errado aí...

Aí eu comecei a ler na ida pra faculdade, fui me apaixonando pela historia, pelos traços bem pessoais do Craig e na sensibilidade dele em passar a história, ainda mais por ser autobiográfico, é possível sentir exatamente como o autor se sentia e conseguir passar os sentimentos de forma tão bem feita é algo mt difícil para autores. Uma coisa é saber escrever historias legais, outra completamente diferente é conseguir fazer o leitor sentir o mesmo que vc sentia no instante em que viveu um fato.

Essa graphic novel não aborda apenas os lados bons da infância e adolescência do autor, ele também dá muito foco para as coisas ruins, como a empregada que o violava e ao irmão mais novo, o quarto escuro onde ou ele ou o irmão eram trancados quando faziam muita bagunça, as dúvidas sobre religião, uma vez que foi criado num ambiente cristão e o autor possuía diversas dúvidas sobre o que era certo ou errado. E a igreja dele era meio bitolada, pq o pastor falou que se ele fizesse uso das suas habilidades como cartunista ao invés de servir em algo na igreja, ele estaria se perdendo para o mundo... gente, eu sou evangélica e isso aí tá muito errado!


Então o livro vai abordando todo o desenvolvimento dele até a adolescência, quando ele vai para um retiro da igreja e lá conhece Raina, uma menina diferente das outras e que ele se encanta com facilidade e, o melhor, é recíproco. Após Isso o livro narra o desenvolvimento do relacionamento dos dois, a ida de Craig para a casa dela para passar uns dias lá e conhecer a sua família e o desfecho da relação, mas isso eu não vou contar, pq seria spoiler demais.
É um livro bom, num estilo que eu nunca havia lido antes e não é cansativo (li as 592 páginas em um dia), com uma história que prende demais.
Eu sabia que gostaria do livro, mas não sabia que seria tanto. Erick conhece meus gostos melhor que eu... O_O
Tá aí outro livro que recomendo.
Chu~~ <3 



Nenhum comentário:

Postar um comentário