domingo, 8 de abril de 2012

Le wild desespero

Hoje enquanto estávamos na praia, minha tia veio em casa com minha prima, sua nora, para prepararem o almoço e o resto do povo continuou de boa na lagoa,  oops, praia.
Depois de um tempo minha prima volta voando e quando a vêem, ela grita: “Priscila! Sua mãe!” e cai na areia.
Priscila, minha prima, corre pra socorrer Etiele e chama Sandro, Paula e Tatiane, seus irmãos. Tatiane e Sandro saem correndo para casa, Priscila e Paula vão ver o que aconteceu com Etiele e começam a chorar. Todo mundo começa a catar as coisas enquanto tentamos entender o que aconteceu, alguém fala “Acho que a panela de pressão explodiu na sua tia Denise!”. Fudeu!
Minha mãe e meu pai correm para casa, minhas primas estão em desespero, eu não estou entendendo nada, as primas pequenas começam a chorar e a praia toda começa a ficar preocupada com o que está acontecendo com a gente.
Eu pergunto o que aconteceu e me explicam: “Sua tia escorregou enquanto cozinhava e virou uma panela cheia de água fervendo em cima dela!”, minhas primas continuam chorando e Etiele está menos nervosa. Voltamos para casa e trazemos as tralhas que estavam na praia, Meu pai e meu primo já levaram minha tia em Muriqui pq lá é o local mais próximo com hospital/clínica/algo assim.
Todos estão falando ao mesmo tempo e está tudo uma bagunça, então minha mãe e eu resolvemos voltar para a praia para sair de perto da muvuca. Quando meu pai volta, passa na praia e conversa com minha mãe e eu, fala que minha tia estava calma, não aconteceu nada de mais, mas ela queimou o braço, queimadura de primeiro grau e que Paula, quando viu a mãe com curativos passou mal com queda de pressão.
Voltamos para casa para ver como minha tia estava e ela estava bem, com algumas bolhas, mas bem. Ela nos disse que quando tudo aconteceu, ela pediu minha prima para chamar seu filho pq estava machucada e que minha prima tinha surtado de desespero.
Eu acho que quando coisas que nos desesperam acontecem, as opções são: 1º Ter um infarto ou pseudo infarto, 2º Manter a calma e fazer alguma coisa. Eu sempre escolho a segunda opção, mas pelo visto a maioria dos meus primos escolhe a primeira pq em uma situação do tipo “Sua mãe sofreu um acidente” eu sairia correndo para salvar mamãe e deixar tudo bem enquanto elas começaram a chorar e não quiseram ir lá ver o que tinha acontecido, enquanto eu falava “Calma gente! Entrar em pânico só vai ser pior! Se vocês tiverem um infarto, nós teremos dois problemas para resolver. Vamos manter a calma, na medida do possível!”. Só os dois filhos mais velhos da minha tia foram correndo socorrer a mãe.
Depois que falei com uma das primas que choraram sobre a minha opinião, ela disse “Se fosse com a sua mãe, sua reação seria a mesma.”. Cara, eu já fiquei cinco horas no UPA com a minha mãe quando ela teve apendicite; ela estava verde e vomitando, eu nunca fiquei tão desesperada na vida, mas para a minha mãe eu estava calma e de boa cuidando dela enquanto a vez dela não chegava e tentava acelerar o atendimento dela, enchendo o saco do mundo lá no UPA. Uma outra vez eu sofri um acidente de ônibus e fiquei com a cabeça, nariz e boca sangrando, quando liguei para casa para avisar que tinha sofrido o acidente, dei a notícia como quem fala que acha que vai chover no dia seguinte.. até quando minha visão ficou branca e eu achei que ia desmaiar, eu dei a notícia calma, só falei “Pai, eu acho que vou desmaiar pq tá tudo ficando branco aqui, mas fica calmo, pq eu to com um amigo da faculdade e qualquer coisa ele cuida de mim, pq ele quase não se machucou.”. Meu pai pirou total, imagina se eu falo tudo em pânico, chorando e blá? Matava meu pai.
As pessoas deveriam tentar ser mais controladas em situações de pressão, tudo bem que a longo prazo você pode desenvolver TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada, tipo eu, mas pelo menos você não desespera o mundo, ou corre o risco de causar um infarto em alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário